JÁ CONQUISTAMOS UMA APROVAÇÃO! O PL 4942/2001 AGORA É A LEI Nº 11.997/09! CONFIRA A ÍNTEGRA DA LEI NA SEÇÃO DE DOWNLOADS!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Deputados aprovam criação de 1.409 cargos e funções em TRTs


O Plenário da Câmara aprovou ontem, 14/5, a criação de 1.409 cargos e funções para TRT em diversos estados. São 245 novos juízes, 379 cargos efetivos, 92 funções de confiança e 693 funções gratificadas. A medida será examinada agora pelo Senado.

A proposta constava de 10 projetos de lei aprovados por acordo entre as lideranças, concentrando a distribuição das vagas principalmente em São Paulo e na região Norte.

O presidente Michel Temer definiu a decisão da Câmara como de grande impacto social, porque aumenta o número de juízes e de servidores de vários tribunais, tendo em vista "a demanda extraordinária", fruto do litígio entre empregador e empregado.

"Onde há mais litígio social é precisamente na área trabalhista. Há disputas que muitas vezes criam um mal-estar social. Então, na medida em que os tribunais, congestionados com o número imenso de ações, podem ter um número maior de juízes, mais rápidas serão as sentenças", avaliou o presidente.

Na semana passada, projetos de TRTs de outros estados foram aprovados e seguem a mesma linha, que é a expansão dos tribunais com novas varas para atendimento à população.

As propostas

Os PLs 5471/05, 4942/01, 5357/05 dizem respeito ao TRT da 2ª região, com sede em São Paulo (SP); e os PLs 1796/07 e 1989/07 ao TRT da 15ª região, em Campinas (SP).
Para a região Norte, os PLs 6600/02 e 1653/07 se referem respectivamente aos TRTs da 8ª região (PA/AP) e da 11ª região (AM/RR).

Além disso, o PL 2549/03 criou cargos no TRT da 1ª região (RJ), o PL 1354/07 no TRT da 17ª região (ES) e o PL 1651/07 no TRT da 7ª região (CE).

Debates

A aprovação dos cargos e funções nos TRTs foi defendida pela maioria dos deputados durante os debates no Plenário. Maurício Rands - PT/PE afirmou que a questão foi bem examinada pelas comissões da Câmara e lembrou que, quando era advogado, via os processos parados por falta de funcionários, e não necessariamente de juízes.

As críticas vieram de Arnaldo Madeira - PSDB/SP, que explicou ter votado contra todas as matérias sobre criação de cargos porque elas não são adequadas em momento de crise econômica, quando há problemas de queda na arrecadação e aumento do desemprego. "Na minha visão pessoal, precisaríamos ter uma postura de austeridade em relação à criação de gastos", criticou. Para o deputado, cada vez mais o governo aumenta despesas e tem menor capacidade de fazer investimentos.

Já William Woo - PSDB/SP afirmou que a imprensa critica, muitas vezes, a rapidez com que são aprovados alguns projetos no Plenário; porém, ele lembrou que, no caso dos TRTs, muita propostas tramitavam há anos na Casa e passaram por todas as comissões, sendo amplamente debatidas. Além disso, segundo ele, há uma demora nos julgamentos dos projetos relacionados ao trabalho. "A necessidade do TST mostra que os TRTs, em vários estados, precisam de novos cargos e juízes", argumentou.

Na opinião de Ricardo Barros - PP/PR, com novos cargos e funções a Justiça Trabalhista aumentará sua estrutura e o Congresso deverá agir, no futuro, para reduzir a demanda sobre esses tribunais - que, a cada ano, se torna mais ampla.

De acordo com José Guimarães - PT/CE, a Justiça do Trabalho é essencial para prestação jurisdicional no País inteiro. Ele ressaltou que a Câmara dá uma demonstração de muita responsabilidade na aprovação de matérias "da mais alta relevância para o País", e que há informações "deturpadas", na imprensa, sobre projetos que vêm sendo votados.

Fonte: Migalhas nº 2.142, 15/05/09.

11 comentários:

  1. O que o "austero" Arnaldo Madeira deve procurar saber é que o TRT/SP é o maior do país, e que nesse Estado onde reside o maior número de trabalhadores, a justiça precisa ser célere e equânime. Ou será que o Sr. Arnaldo quer fechar os portões da Justiça em momentos de crise?

    "Madeeeeeeeeeeeira", avisou um concurseiro. "Ah, não é uma árvore, e sim o pensamento incoerente desse deputado que acabou de TOMBAR!!!"


    Em tempo, obrigado MVM, BATOSSAI, EDISON, e todos da comissão. O trabalho de vocês está sendo referência para os cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. VAMOS MANDAR EMAILS PARA SOLICITAR A INLCUSÃO DO PL NA PAUTA DESTA SEMANAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai ai, será que nessa nova semana nosso PL sai logo do Plenário da Câmara?? Gente, cruzem os dedos!!!

    Obs: mas só cruzem depois de mandarem muitos e-mails, rsrs

    ResponderExcluir
  4. O que a nossa comissão fará de concreto essa semana ?

    Será que só devemos mandar emails ou alguém da comissao procurará ligar para algum assessor em Brasília a fim de fazer uma pressão mais efetiva ?

    Quem vai pressionar a bancada paulista que é tão forte, mas que nao está se sentindo devidamente pressionada pela comissao ?

    Por favor, será que alguém da comissao vai ser bem direto e tomar a frente para que consigamos algo de fato antes do recesso ? Ou só vamos ficar postando aqui no blog as novidades de 1 semana atrás ?

    Vamos lá, gente
    Essa é a hora !!!

    Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  5. Caro(a) Colega,

    Se você acha que a cada telefonema que dermos para algum parlamentar, assessor de parlamentar, ou qualquer outra pessoa que possa nos ajudar, ou a cada meia-palavra que trocarmos com alguém, seja necessário postar no blog, sinto muito, mas não podemos fazê-lo porque isto toma bastante tempo e nosso tempo está bem corrido justamente porque estamos correndo atrás de pessoas/instituições/parlamentares.

    Agora se você acha mesmo que a Comissão não está fazendo nada, por favor, fique a vontade p/ tomar o nosso lugar e fazer o que você acha que deve ser feito.

    Baseado em que você acha que a bancada paulista não está sendo pressionada pela Comissão ou pelos aprovados?
    Acha mesmo que só isto resolve p/ votar um Projeto de Lei???? Acha mesmo que não há "outros" interesses envolvidos?
    Se sim, desculpa nobre colega, mas você não deve conhecer nada de política!

    Boa semana,

    Marlise Vidal (mvm),
    Apoiado por: Cléo Ribeiro (Batossai)

    ResponderExcluir
  6. Por que o PL 3885 ficou de molho?

    ResponderExcluir
  7. O PL 3.885/2008 não ficou de molho. Aprovado o parecer da CCJC, ele foi encaminhado à Coordenação de Comissões Permanentes, que o publicou na última sexta-feita, isto é, há somente 2 dias úteis.

    Esta agora sim é a semana de focar a inclusão do PL em pauta.

    Parabéns a todos os integrantes da Crempa e outras pessoas que tem lutado pelo PL. Solidarizo-me.

    Agora vou enviar um fax ao Presidente da Câmara dos Deputados para nos ajudar.

    Abraço carinhoso a todos vocês.

    ResponderExcluir
  8. Amigos da comissão, parabéns pelo empenho!

    ResponderExcluir
  9. Galera, alguém atualiza o blog... nosso PL 3885 tá na pauta de terça-feira. Precisamos de todo o empenho possível, nesse momento.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  10. Rumo à vitória! Mais um passo dado! Às vezes parece que a coisa anda de ré, mas depois volta a andar e BEM para a FRENTE!

    Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, Tambem fui aprovado no último concurso do TRT SP e não entendo direito o trâmite que deve ser percorrido pelo pl 3885 para que possamos realmente aumentar nossas esperanças quanto a nomeação. Ví que o PL foi aprovado pela Câmara, mas o que vem depois disso?? e vi tambem que ele entra e sai da pauta de algum orgão. Alguem me ajude a entender como andam essas coisas?? Desculpe a ignorancia amigos, mas ficaria muito grato se pudessem me responder.

    Cordialmente,

    Marcelo

    ResponderExcluir